Sobre a Open Vista

Por que investir nos fundos da Open Vista?

5 motivos para investir com a Open Vista:

Experiência e Credibilidade: Profissionais altamente qualificados com décadas de experiência internacional em gestão de patrimônio e assessoria de investimentos para indivíduos, famílias e investidores profissionais.
Resultados: Métodos avançados e de comprovada eficiência, utilizados pelos líderes mundiais em gestão.
Recomendações Personalizadas: Carteiras de investimentos individualizadas para o perfil, objetivos, preferências e momento de vida de cada cliente.
Simplicidade e Conveniência: Plataforma online simples, segura e fácil de usar para você controlar os seus investimentos via computador, tablet ou celular.
Segurança: Seu dinheiro fica sob a guarda da instituição custodiante no Brasil, uma instituição financeira sólida.

Como funciona o Investimento Internacional?

Aplicações e resgates são feitos em Reais.

Não é preciso abrir conta no exterior.

Não requer remessa de recursos para o exterior.

Guarda e custódia dos valores feita pelo banco custodiante.

A Open Vista é uma empresa fiscalizada por algum órgão do governo?

Sim. A Open Vista é uma gestora de fundos de investimentos e, nessa condição, é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é a autarquia governamental responsável pela regulamentação do mercado de valores mobiliários no Brasil. A Open Vista também está submetida à supervisão da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. É esta entidade, a ANBIMA, que promove a autorregulação dos mercados financeiros e de capitais. A Open Vista aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Administração de Recursos de Terceiros.

Quais são os custos e despesas de um fundo de investimentos?

A principal despesa de um fundo de investimento é a sua taxa de administração. Ela é cobrada para remunerar os prestadores de serviços contratados para o fundo, dentre os quais o administrador, o gestor e o distribuidor. A taxa de administração é um valor percentual que incide sobre o patrimônio líquido do fundo e é deduzida do valor de suas cotas diárias. Além disso, há os custos de transação de ativos no mercado financeiro e os encargos relativos aos serviços custódia de ativos, de auditoria, correspondência e despesas de cartório.

Como a Open Vista é remunerada pelos seus serviços?

A Open Vista recebe uma parcela da taxa de administração cobrada dos fundos. Essa participação refere-se aos serviços de gestão das carteiras dos fundos realizados pela Open Vista. Os fundos da Open Vista não cobram taxas de entrada ou de saída sobre os resultados obtidos.

Eu gostaria de uma reunião presencial para discutir meus investimentos. É possível?

A Open Vista realiza atendimentos on-line e por telefone. Deste modo, você pode conversar sobre os seus investimentos com um especialista e eliminar todas as suas dúvidas. Por enquanto não há atendimentos presenciais. Caso tenha interesse em obter informações, por favor, entre em contato conosco por meio do telefone ou e-mail abaixo.

Telefone para atendimento: (11) 3171-1390

E-mail para atendimento: atendimento@openvistaglobal.com

Segurança do Meu Dinheiro

Onde fica o dinheiro que eu investir na Open Vista?

Quando você investe em um fundo da Open Vista, seu dinheiro vai para a conta corrente específica deste fundo no banco custodiante. Toda movimentação financeira (aplicação ou resgate de recursos) circula nesta conta corrente, exclusivamente. Para você entender melhor, cada fundo de investimento Open Vista tem um CNPJ próprio e uma conta corrente específica que reúne os recursos dos cotistas (os clientes que aplicam naquele fundo).

Meu dinheiro está seguro com a Open Vista?

Sim, está seguro. O seu dinheiro é investido na compra dos ativos que constituem as carteiras dos seus fundos. Os ativos adquiridos são registrados em entidades especializadas no armazenamento dessas informações. Elas garantem que os fundos têm posse legítima e real destes ativos.

Quando o fundo adquire tais ativos, o banco custodiante envia os recursos para a entidade responsável pela transação e recebe a confirmação da operação. Deste modo, o banco se certifica de que transação foi concretizada e que está devidamente registrada nas câmaras de custódia, que são as entidades responsáveis pela guarda do registro e documentação dos ativos financeiros negociados. Assim, existe a comprovação de que os ativos pertencem ao fundo cujas cotas você adquiriu.

Posso perder dinheiro investindo nos fundos da Open Vista?

Como qualquer outro investimento, os fundos da Open Vista também estão sujeitos a condições adversas e imprevisíveis do ambiente econômico e político que impactam os mercados onde investem, seja no Brasil ou no exterior. Para minimizar tais intercorrências a Open Vista possui avançado gerenciamento de riscos e equipe altamente qualificada que acompanha constantemente os fatores que influenciam as carteiras dos fundos (Saiba mais: Política de Gestão de Riscos).

É legal investir no exterior? Não é lavagem de dinheiro?

Fique tranquilo. O investimento de brasileiros no exterior é permitido desde que realizado através de entidades regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários – CVM, obedecendo as regras e condições estabelecidas. Os fundos da Open Vista estão devidamente registrados na CVM para poderem investir no exterior conforme a legislação vigente.

Investimento no Exterior

Por que investir fora do país se no Brasil existem boas oportunidades de investimento?
O investimento internacional permite acumulação de riqueza em moeda forte e protege o patrimônio do investidor contra incertezas econômicas e crises que afetam ciclicamente o mercado brasileiro. Isso é possível porque os mercados externos proporcionam maior variedade de ativos para investimentos que os encontrados no Brasil, e dessa forma possibilitam uma melhor diversificação de carteira. Essa característica evita a concentração de riscos e melhora a rentabilidade do investimento em uma visão de mais longo prazo.
Eu preciso abrir uma conta no exterior?
Não há necessidade de abrir uma conta no exterior. As suas aplicações e resgates nos fundos da Open Vista são realizadas em Reais, no Brasil, e as transferências de recursos de ou para o exterior são realizadas pelos fundos através de bancos capacitados para realizarem transações internacionais. Dessa forma você pode investir no exterior através dos fundos da Open Vista de forma ágil e segura.
Eu preciso comprar dólares e remeter para o exterior?

Não é necessário converter os recursos em outras moedas ou enviar valores para o exterior. Todas as aplicações e resgates são feitas em Reais.

Quem tem recursos no exterior pode investir diretamente nos fundos da Open Vista?

Para investir nos fundos da Open Vista são aceitas apenas aplicações em Reais originárias de contas corrente ou de poupança registradas no Brasil.

Quando eu invisto nos fundos da Open Vista, como faço a minha declaração de Imposto de Renda?

A declaração de investimento nos fundos da Open Vista não é diferente da dos demais fundos de investimento e segue as regras da Receita Federal. Há formas diferentes de tributação e declaração conforme os tipos de fundos. Para os fundos da Open Vista há duas possibilidades: Fundos de Ações ou Fundos Multimercados.

Você receberá o Informe Anual de Rendimentos com a descrição dos fundos, valores investidos e os rendimentos auferidos no ano de exercício da declaração. Com base nas informações constantes em seu Informe Anual da Open Vista você poderá preencher todos os dados necessários do programa da Receita Federal, que são a aba “Bens e Direitos” e a aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, no item “06 – Rendimentos de Aplicações Financeiras”.

Mais informações em http://idg.receita.fazenda.gov.br/.

Abertura de Conta

Quem pode abrir uma conta na Open Vista?

A Open Vista não é uma instituição financeira capaz de abrir contas bancárias, ou contas correntes, no Brasil ou no exterior. Quando utilizamos a terminologia “abrir uma conta” na Open Vista estamos nos referindo à realização de um procedimento de cadastro e envio de documentos exigidos pela legislação. O processo contempla, ainda, a submissão de questionários de identificação do perfil de risco do investidor e de adequação dos fundos aos objetivos dos investidores. O objetivo maior é a correta identificação de nossos clientes e o cumprimento de exigências legais que tratam de prevenção à lavagem de dinheiro, prevenção de financiamento de atividades terroristas e conheça o seu cliente.

Em princípio, todos os investidores que atendam às exigências legais, forneçam os dados e documentos solicitados e respondam aos questionários podem abrir uma conta na Open Vista.

Como abrir uma conta na Open Vista?

Para abrir uma conta na Open Vista, dirija-se ao site www.openvistabrasil.com.br e acesse o botão “ABRA SUA CONTA” localizado no canto superior direito. O processo contempla o preenchimento de formulários, encaminhamento de documentos e envolve, ainda, responder questionários que visam a identificar o perfil de risco e a adequação dos fundos da Open Vista aos objetivos do investidor.

Não deixe de experimentar no nosso site a funcionalidade de montar um plano de investimentos totalmente personalizado para você, com base em seus objetivos e necessidades. Acesse o botão “SIMULADOR” e siga as orientações.

Qual é a documentação necessária para abrir uma conta?

Além do preenchimento de um formulário de dados cadastrais, o investidor deverá encaminhar uma cópia digitalizada de um documento de identidade válido com foto e um comprovante de endereço recente (menos de 3 meses).

Qual é o valor mínimo de investimento para abertura de conta?

Não existe um valor mínimo para abertura de conta na Open Vista. Todos são bem-vindos e podem solicitar a abertura de uma conta Open Vista a qualquer momento. O valor mínimo de seu primeiro investimento será equivalente ao valor da aplicação inicial do fundo de investimento no qual deseja investir.

Há algum custo para abrir uma conta na Open Vista?

Abrir ou manter uma conta aberta na Open Vista não possui nenhum custo inicial ou periódico. A receita da Open Vista advém das taxas de administração dos fundos de investimento escolhidos pelos clientes. As cotas dos fundos de investimento, calculadas e divulgadas diariamente, são líquidas das taxas de administração. Ou seja, não há cobrança “por fora”, ou taxas ocultas. O investidor não tem que pagar nenhum valor à Open Vista, adicionalmente à taxa de administração do fundo em que pretende investir.

A conta Open Vista fica no Brasil ou no exterior?

A chamada conta Open Vista fica no Brasil.

Como proceder para abrir conta para uma pessoa jurídica?

Nossos fundos estão, também, disponíveis para pessoas jurídicas. Entretanto, os formulários e documentos exigidos para abertura de conta para uma pessoa jurídica são diferentes daqueles necessários para pessoas físicas. Tais formulários não estão disponíveis no nosso site. Caso deseje abrir uma conta de pessoa jurídica, por favor entre em contato conosco por meio do telefone ou e-mail abaixo.

Telefone para atendimento: (11) 3171-1390

e-mail para atendimento: atendimento@openvistaglobal.com

A Open Vista pode me ajudar a abrir uma conta bancária no exterior?

A Open Vista Brasil Gestão de Investimentos é uma empresa constituída no Brasil. Está habilitada pelos órgãos reguladores brasileiros a prestar os serviços de gestão de fundos de investimento e distribuição das cotas de seus próprios fundos de investimentos no Brasil.

Não somos uma instituição financeira capaz de abrir contas bancárias no Brasil ou no exterior.

Vocês divulgam meus dados para outras empresas?

A Política de Privacidade Open Vista determina que todas as informações e dados de nossos clientes são confidenciais. Ainda assim, o cliente deve estar ciente que pode haver compartilhamento de tais informações quando exigidas por autoridades legais. O acesso e tratamento de informações confidenciais é feito apenas por colaboradores qualificados e devidamente autorizados. O uso inadequado dessas informações incorre em medidas administrativas previstas nas políticas internas da Open Vista.

Adicionalmente, os dados dos clientes poderão ser divulgados para a instituição financeira prestadora dos serviços relacionados às atividades de administração e controladoria dos fundos de investimento. A instituição financeira prestadora do serviço de administração dos fundos é uma instituição regulada e fiscalizada pelo Banco Central e devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM a prestar os serviços de administrador de carteiras e valores mobiliários.

Como faço para recuperar minha senha?

Para recuperar sua senha, dirija-se à tela de login da Open Vista e clique na opção “Esqueceu sua Senha” que se encontra logo abaixo dos campos de digitação de suas credenciais de acesso. Na sequência, você receberá um e-mail, no seu endereço de e-mail cadastrado, com as orientações para criar uma nova senha.

Aplicações e Resgates

Qual é o valor mínimo para começar a investir na Open Vista?

Não existe um valor mínimo para começar a investir na Open Vista. Todos são bem-vindos e podem investir nos fundos Open Vista, desde que seus perfis de risco sejam compatíveis com os níveis de risco dos fundos Open Vista. O valor mínimo de seu primeiro investimento será equivalente ao valor da aplicação inicial do fundo de investimento no qual deseja investir.

Eu posso investir em qualquer fundo da Open Vista?

A legislação de investimentos diferencia os investidores em 3 categorias: (1) público em geral; (2) investidores qualificados e (3) investidores profissionais. O público alvo dos fundos Open Vista pode ser diferente de acordo com a categoria do fundo e o estabelecido em seu respectivo regulamento. Você poderá investir em um fundo caso sua categoria de investidor e seu perfil de risco sejam compatíveis com o público alvo e o nível de risco do fundo. A tabela a seguir indica o público alvo para cada fundo Open Vista. Para saber o seu perfil de risco você deve responder às perguntas específicas no processo de abertura de conta.

Fundo  Público Alvo
Open Vista Patrimônio Global FIM – IE Investidores Qualificados
Open Vista Tecnologia Global FIA – IE Investidores Qualificados
Open Vista Ciências Médicas FIA – IE Investidores Qualificados
Quais são os valores mínimos para aplicação nos fundos?

Os valores mínimos para aplicações e resgates podem ser diferentes de acordo com a categoria do fundo. A tabela a seguir indica os valores mínimos de movimentação atualmente vigentes para cada fundo Open Vista.

Tabela Movimentação Padrão

Fundo Aplicação Inicial Aplicação Adicional Resgate Mínimo Saldo de Permanência
Open Vista Patrimônio Global FIM – IE R$ 5.000 R$ 200 R$ 200 R$ 200
Open Vista Tecnologia Global FIA – IE R$ 5.000 R$ 200 R$ 200 R$ 200
Open Vista Ciências Médicas FIA – IE R$ 5.000 R$ 200 R$ 200 R$ 200

Entretanto, como forma de beneficiar os investidores fiéis à Open Vista, aqueles que possuírem investimento total na Open Vista em valor superior a R$ 25.000,00, em quaisquer fundos de investimentos, poderão praticar movimentações com valores mínimos inferiores ao padrão, conforme indicado na tabela a seguir.

Tabela Movimentação Especial

Fundo Aplicação Inicial Aplicação Adicional Resgate Mínimo Saldo de Permanência
Open Vista Patrimônio Global FIM – IE R$ 100 R$ 100 R$ 100 R$ 100
Open Vista Tecnologia Global FIA – IE R$ 100 R$ 100 R$ 100 R$ 100
Open Vista Ciências Médicas FIA – IE R$ 100 R$ 100 R$ 100 R$ 100
Posso resgatar meus investimentos a qualquer momento?
Sim, todos os fundos Open Vista são abertos para resgates, com cálculo e divulgação de cotas diárias. Portanto, você pode solicitar resgates em qualquer dia útil antes do horário limite para movimentação.
Qual é o horário de movimentação dos fundos?

Os horários de movimentação dos fundos podem ser diferentes de acordo com a categoria do fundo e a regra estabelecida em seu regulamento. A tabela a seguir indica os horários atualmente vigentes para cada fundo Open Vista.

Fundo Horário Limite para Aplicação e Resgates
Open Vista Patrimônio Global FIM – IE 14:00h
Open Vista Tecnologia Global FIA – IE 14:00h
Open Vista Ciências Médicas FIA – IE 14:00h
Como cancelar uma aplicação ou resgate?

Para acompanhar o andamento de suas movimentações (aplicações e resgates), você deve acessar sua conta e se dirigir à seção “Histórico de Movimentações”. Esta seção apresenta uma lista com todas as movimentações com os respectivos “Status”, que indicam a fase do processamento na qual elas se encontram. Apenas as movimentações cujo Status indique “Em Processamento” podem ser canceladas. As aplicações cujo “Status” indique “Executada” não podem mais ser canceladas.

Caso deseje cancelar uma movimentação em fase de processamento, basta clicar no botão de cancelamento que aparece ao lado da respectiva movimentação. O botão não estará habilitado caso a movimentação já esteja processada.

Quais os impostos que incidem sobre meus investimentos na Open Vista?

Os fundos de investimentos estão sujeitos à Tributação Exclusiva na Fonte, o que significa que você não precisa se preocupar em recolher o imposto devido, pois o administrador do fundo recolherá em seu nome, contudo, deve-se inclui-los na declaração anual de imposto de renda. A alíquota de imposto de renda varia de acordo com o tipo de fundo de investimento e incide sobre o total de rendimento das aplicações.

1) Fundos de Ações: o imposto de renda que incide sobre os fundos de investimento de ações é cobrado sobre o rendimento bruto do fundo no momento do resgate. Independentemente do prazo de aplicação, uma alíquota de IR de 15% incide sobre o total da rentabilidade.

2) Fundos de Curto Prazo: a alíquota de IR que incide sobre os fundos de investimento de curto prazo é de 22,5% sobre o ganho obtido em aplicações de até 180 dias, e de 20% em aplicações acima de 180 dias. Para fins de tributação, são considerados fundos de investimento de curto prazo aqueles cuja carteira de títulos tenha prazo médio igual ou inferior a 365 dias.

3) Fundos de Longo Prazo: a alíquota de IR que incide sobre os fundos de investimento de longo prazo é de 22,5% sobre o ganho obtido em aplicações de até 180 dias; de 20% em aplicações de 181 a 360 dias; de 17,5% em aplicações de 361 a 720 dias; e de 15% em aplicações acima de 720 dias. Para fins de tributação, são considerados fundos de investimento de longo prazo aqueles cuja carteira de títulos tenha prazo médio superior a 365 dias.

4) No caso de fundos de curto e longo prazos, mesmo que você não peça resgates, as aplicações estão sujeitas ao recolhimento semestral de imposto de renda, conhecido como come-cotas, que ocorre no último dia útil dos meses de maio e novembro. Para este recolhimento é utilizada a menor alíquota (20% para o curto prazo e 15% para o longo prazo), que no momento do resgate poderá ser ajustada de acordo com o período de investimento.

5) IOF: fundos classificados como de curto ou longo prazos estão sujeitos a cobrança de IOF, o imposto sobre operações financeiras. O IOF incide apenas sobre os resgates realizados em um período inferior a 30 (trinta) dias da data da aplicação dos recursos. A alíquota varia decrescentemente de acordo com o número de dias que o dinheiro do investidor permaneceu aplicado, de 96% a 0% sobre o total de rendimento do investimento. Os investimentos com prazo superior a 30 (trinta) dias são isentos da cobrança de IOF.

Errei o valor da TED, o que eu faço?

O valor de sua TED deve ser exatamente igual ao valor que você solicitou na sua aplicação. Caso tenha enviado um valor diferente e estiver dentro do horário de movimentações do fundo de investimento, você poderá alterar o valor da aplicação para o valor da TED. Caso o horário de movimentação do fundo tiver passado, e você não modificar o valor da aplicação, a TED será devolvida para a mesma conta remetente.

Como acompanho meus investimentos?
Para acompanhar seus investimentos basta você acessar sua conta na Open Vista e se dirigir à seção “Meus Investimentos”. Nesta seção é possível encontrar não apenas a posição consolidada de seus investimentos como também suas movimentações, a rentabilidade e a composição detalhada de sua carteira, e muito mais.
Tenho uma dúvida que não está contemplada aqui. Como faço para esclarecê-la?

Caso sua dúvida não seja esclarecida em uma das respostas acima, você pode nos telefonar ou enviar um e-mail. Teremos o prazer de responder sua solicitação no prazo de 24 horas.

Telefone para atendimento: (11) 3171-1390

E-mail para atendimento: atendimento@openvistaglobal.com